Blog categories

Comments

VIII Encontro Binacional Matsés Brasil-Peru

O VIII Encontro Binacional entre os Matsés do Brasil e do Peru aconteceu entre os dias 20 e 22 de agosto de 2022, na aldeia Trinta e Um, localizada no rio Jaquirana, Terra Indígena Vale do Javari, estado do Amazonas.
O encontro contou com a participação de mais de cem pessoas de diferentes aldeias matsés dos dois países, com representantes das aldeias Cruzeirinho, Soles, São Meireles, Lobo, Puerto Alegre, Puerto Tumi, Santa Rosa, San Roque, Estiron, Buenas Lomas Nuevo, Buenas Lomas Antiguo, Cashishpi, Paujil, Anushi, Jorge Chaves, San Mateyo, San Juan, Remoyaco, Buen Peru, Limon, San Ramon, Monte Verde, e Fray Pedro.

Na ocasião, diversos temas foram discutidos, conforme a programação inicialmente prevista, dentre eles a proteção territorial. O Encontro contou com a participação dos parceiros da Fundação Nacional do Índio, Secretaria Especial de Saúde Indígena, Centro de Trabalho Indigenista e Organización de Pueblos Indígenas del Oriente.

Ao final do evento, a partir das discussões, os Matsés produziram alguns documentos, como uma carta endereçada à presidência da FUNAI e o documento final da VIII Binacional para ser entregue às autoridades dos governos brasileiro e peruano.

PROGRAMAÇÃO – VIII Reunião Binacional Matses 2022

Carta à Funai_Binacional 2022

Documento final Binacional Matses 2022_Espanhol

Documento final Binacional Matses 2022_Português

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-size: cover;background-position: top center;background-attachment: fixed;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 300px;}div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container.dfd_stun_header_vertical_parallax {-webkit-transform: -webkit-translate3d(0,0,0) !important;-moz-transform: -moz-translate3d(0,0,0) !important;-ms-transform: -ms-translate3d(0,0,0) !important;-o-transform: -o-translate3d(0,0,0) !important;transform: translate3d(0,0,0) !important;}