A Terra Indígena Vale do Javari é a segunda maior Terra Indígena no Brasil, homologada pelo Governo Federal em 2001. Trata-se de uma área que abrange parte dos municípios de Atalaia do Norte, Benjamin Constant e São Paulo de Olivença, todas no Amazonas. Está localizada na região fronteiriça entre o Brasil e o Peru. Além das sete etnias que já mantém um largo tempo de contato com a sociedade nacional, é habitada, também, por uma das maiores concentrações de povos que vivem em “isolamento voluntário” (índios isolados) no Brasil e, possivelmente, no mundo.

Principais Aspectos

Povos

Seguindo a ordem populacional, os povos que vivem na TI Vale do Javari são Mayoruna (Matses), Marubo, Kanamari, Matis, Kulina, Tsohom Dyapa e Korubo.

Línguas

A diversidade cultural e da biodiversidade do Vale do Javari compreende também uma pluralidade de idiomas, predominantemente de falantes do tronco linguístico Pano. As etnias Kanamary e Tsohom Dyapá, entretanto, são falantes da família linguística Katukina. Ademais há, ainda, as tribos isoladas, cujo idioma não é conhecido.

Rios navegáveis

O Vale do Javari conta com rios navegáveis como o Javari, que nomeia a Terra, o Curuçá,  o Itacoaí , Ituí e o Jutaí. Na estação chuvosa (período das águas) também são navegáveis os rios Quixito, e o Jandiatuba.

Localização do Vale do Javari

Localizada no extremo oeste do estado do Amazonas, o Vale do Javari possui 8,5 milhões de hectares de floresta equatorial. As imagens de satélite mostram uma contínua e extensa área de floresta amazônica, com roçados em alguns pontos das aldeias, e pequenas cidades no entorno, distantes dos grandes centros urbanos.

Associações de Base que compõem a UNIVAJA

Conheça

Blog

Notícias, informações, curiosidades e mais…
Ver mais notícias