O VIII Encontro Binacional entre os Matsés do Brasil e do Peru aconteceu entre os dias 20 e 22 de agosto de 2022, na aldeia Trinta e Um, localizada no
A União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (UNIVAJA) é uma entidade civil de direitos privados, sem fins lucrativos, partidários e religiosos, com sede e foro na cidade de Atalaia do Norte, no estado do Amazonas. Criada em 5 de abril de 2010, a UNIVAJA tem como finalidade promover a articulação dos povos indígenas do Vale do Javari para a defesa de seus direitos.
Essa Organização Indígena tem como referência as chamadas organizações de base, que são instâncias de mobilização e representatividade em âmbito local, além das aldeias de cada etnia, que, juntas, representam a dinâmica do Movimento Indígena.
Apesar da Organização Indígena ter sido criada em 2010, é importante ressaltar que o Movimento Indígena do Vale do Javari já vem atuando desde a década de 80, tendo alcançado conquistas importantes para os povos indígenas da região, entre as quais a demarcação da Terra Indígena.
A Diretoria atual foi eleita na 5ª Assembleia Ordinária da UNIVAJA, realizada em 30 de março de 2017, na aldeia Nova Esperança. Foi reeleito como Coordenador Geral da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari Paulo Dollis Barbosa da Silva, Kenampa, tendo como Vice-Coordenador Varney da Silva Tavares Kanamary, Thoda, para um mandato de três anos, como determina o Estatuto Social. A próxima eleição será em março de 2020.