MAYORUNA

O Povo Mayoruna se autodenomina Matsés e vive na bacia do Javari, rio que em quase toda sua extensão constitui a fronteira Brasil-Peru. Embora habitem ambos os lados das fronteiras nacionais, no Brasil a maioria da população está distribuída entre 11 aldeias na Terra Indígena Vale do Javari. Esse povo caracteriza-se como a maior população nessa região, com cerca de 2.226 pessoas (Fonte: SIASI local).

A palavra Matsés é polissêmica. Pode designar o povo que conhecemos por este nome, por oposição a outros (esses chamados de maiu ou matsés utsi); qualquer povo indígena, por oposição aos não-indígenas (estes chamados chotac); ou “gente”, por oposição a outros seres. Matsés pode significar ainda o grupo de co-residentes ou os parentes mais próximos do falante, bem como se referir ao conjunto dos tios maternos e maridos das tias paternas (nesse caso, precedida pela partícula cun, que indica posse). Mayoruna é um termo de origem quechua (mayu = rio; runa = gente), usado a partir do século XVII por colonizadores e missionários para se referirem a grupos que habitavam a região do baixo Ucayali, alto Solimões e Javari (Erikson, 1992).

Principais aspectos

Localização:

Fronteira Brasil-Peru, ao longo do Rio Javari,
no extremo-oeste da Amazônia brasileira.

Líder:

Waki Mayoruna

Idioma:

Representam o ramo mais setentrional da família
etnolinguística Pano. Mayoruna é um termo de
origem quechua que significa “gente do rio”
(mayu = rio; runa = gente).

Durante o século XX, a população dos Matsés cresceu consideravelmente e, atualmente, consistem no maior grupo falante da língua Pano nessa região entre fronteiras. Uma das estratégias de consolidar-se frente aos demais povos, num passado não tão distante, consistia no ataque a outros povos, matando os homens e raptando as mulheres e crianças para incorporá-las nas suas comunidades. Com a poligamia, constituíram famílias numerosas cujos membros eram falantes de até dez línguas diferentes. Os Matsés se orgulham em ser um povo “misturado”, contudo mantêm uma cultura distinta, que reúne aspectos das outras culturas. Durante o tempo que permaneceram em guerras com outros grupos, mudavam de área frequentemente. Cada grupo consiste em um grupo de irmãos ao qual seus filhos se juntaram depois de servir aos seus sogros.

Associações de Base que compõem a UNIVAJA

Conheça

Multimídia

Galeria de imagens de algumas das etnias que cercam o Vale do Javari.
Ver mais

Blog

Notícias, informações, curiosidades e mais…
Ver mais notícias